sábado, 18 de outubro de 2008

Post nº 138: Você tem medo de quê?

Fobia origina-se do grego Phobia, que significa medo intenso, ou irracional, aversão, hostilidade.
A fobia é um dos transtornos de ansiedade mais apresentados pelo ser humano e um dos distúrbios psicológicos mais estudados. Basicamente, é o medo irracional e excessivo que provoca a evitação consciente de um objeto ou de uma determinada situação.
As manobras para evitar a situação temida, o medo antecipatório da situação ou a ansiedade extrema causada pela exposiçao interferem na rotina normal do indivíduo, no seu trabalho ou em seus relacionamentos sociais, causando importantes limitações na vida da pessoa.
Apenas por curiosidade:


AS 10 FOBIAS MAIS ESTRANHAS:
  1. Botanofobia: medo de plantas;
  2. Clinofobia: medo de camas ou de deitar-se; <O pessoal com essa fobia dorme em redes?! Hum... Mas a gente deita em rede, também. Então eles dormem sentados?! hehehehe>
  3. Sofofobia: medo de aprender; <excelente desculpa para aqueles moleques que não gostam de estudar>
  4. Vestifobia: medo de roupas ou de se vestir; <Nossa! Esse eu não vou nem comentar... ¬¬>
  5. Araquibutirofobia: medo de que algo se incruste na gengiva ou no palato. Ex: a pele que envolve o amendoim, pipoca, etc; <Aff... esse eu também não vou comentar>
  6. Bibliofobia: medo de livros; <buáááá... como pode existir essa fobia? deve ser bem útil para alunos "vagabundos", também!>
  7. Eufobia: medo de ouvir boas notícias; <Ãh?! Como assim?! Então se alguém chegar com a frase "tenho uma boa e uma má notícia", o medroso vai ficar mais do que feliz em saber apenas a má notícia>
  8. Melofobia: medo de música; <de repente eu até tenha melofobia se for para música gospel, brega e sertanejo ¬¬>
  9. Aurofobia: medo de ouro; <Hum... E, para mim, fica um mistério...>
  10. Coulrofobia: medo de palhaços. <Será que alguém pode já ter tido uma fobia e tê-la superado? Porque, se não, minha irmã já teve esse medo, quando era criança. Ah! Informação para Jérula: Johnny Depp é coulrofóbico>
AS 10 FOBIAS MAIS COMUNS:
  1. Aracnofobia: medo de aranhas; <suspiros... Ronald Weasley!>
  2. Sociofobia ou antropofobia: medo de pessoas, de situações sociais; <Com um medo desses é melhor se matar... Como é que vive?! ¬¬>
  3. Aerofobia ou aviatofobia: medo de avião; <Nossa! É o caso da minha avó... ela tem pavor de avião>
  4. Agorafobia: medo de sair de casa;
  5. Claustrofobia: medo de lugares fechados; <acho que posso até ficar com medo se o lugar fechado for um tanto pequeno e, obviamente, eu esteja presa dentro do lugar>
  6. Acrofobia: medo de altura;
  7. Carcinomafobia: medo de câncer; <Nesse, eu lembrei de uma amiga que disse ter medo de algum dia acabar tendo câncer de colo de útero. Minha resposta: "Eu tenho medo de ter qualquer tipo de câncer!" E quem não tem?!>
  8. Brontofobia: medo de tempestade/trovões;
  9. Necrofobia: medo de morrer; <Não... definitivamente não tenho medo disso>
  10. Cardiofobia: medo de doenças do coração.

Para ser bem sincera, não sei se tenho um medo que seja capaz de me deixar extremamente nervosa ou "petrificada", ou seja, alguma fobia. Mas obviamente tenho medos... mas são poucos! Fazer o que se sou uma menina corajosa! HEHEHEHE x) Você conhece alguém com alguma dessas fobias? Hum... E você tem medo de quê?

7 comentários:

Filipe Veras disse...

tenho medo de ser gordo um dia, ou mesmo de depender de dietas pra me manter magro. É tão bom ser "magro de ruim". ^^ hehehe

The Chaos King disse...

"...tenho medo do Almoço atrasar..."
Taz

E eu compartilho disso. Tenho também vários outros medos, vixiiiiiiii, não caberia nunca em lista escrita alguma!
Ahuuhaauhauhauhuhauhauhauhahu...

Flwz, linda...
Ótimo post, beijos...

Katie Dantés disse...

Amei o tópico... eu sou curiosa pra saber q fobias eu tenho, aposto q são mtas, mas não sei o nome...por exemplo, odeio câmeras de filmar... qdo me filmam of course... eu estava andando certo dia na biblioteca e vi uma câmera na parede, olhei para os lados, em tdas as salas, mtas câmeras, em tds os blocos têm câmeras, e sempre qdo passo por elas olho desconfiada, pois alguém está me observando e eu não vejo essa pessoa, tipo telefone, não gosto de falar ao telefone, pq não estou vendo a outra pessoa..juro..talvez seja paranóia...

Johnny Depp é coulrofóbico!!! Coitadinho...eu já li q ele não era uma criança normal, era mto sério, foi resgatar a infância dele fazendo Jack sparrow, só aí ele começou a ser mais solto..essas coisas...

Bjs...

Unknown disse...

Tenho mais medos de rituais antropofágicos, do que das pessoas em si. Gente como é conseguem ter medo de aprender? De fazer prova eu até digo, mas de aprender? "Pera" lá né? E esse medo de que coisas grudem na gengiva? Como a pessoa vai comer? Soro???? Mundo doido, pessoas estranhas com sérias tendências bizarras.
beeesos

Lucas disse...

Eu tinha um colega com aracnofobia na escola, era muito bizarro quando mostravam uma aranha p ele, dessas bem inofensivas mesmo, ele jogava cadeiras em cima delas, gritava, chorava... assustador!

Jérula (Katie Dantés): Eu evito ate falar perto daquelas cameras da UFRR, tenho certeza de q elas tambem captam audio (se eu fosse reitor faria isso xD).

Unknown disse...

Johnny depp começou a ser mais solto? EEEeeeeeeee rapah!!!! UI! xD

Anônimo disse...

meu único medo é de alguma mina cortar meu pau fora

Maldito