sábado, 11 de outubro de 2008

Post nº 137: Tribos Urbanas

As tribos urbanas são microgrupos que têm como principal objetivo estabelecer "redes de amizades" a partir de interesses e de afinidades em comum. Essas agregações apresentam uma conformidade de pensamentos, hábitos e maneiras de se vestir.
Nos anos 60 e 70, as tribos geralmente se reuniam por questões sociais, econômicas e políticas. Hoje, porém, os adolescentes se reúnem em tribos, muitas vezes, por questões de modismo (estilo de roupas, música, etc).
Segue abaixo um resumo sobre algumas tribos:
.
PATRICINHAS E MAURICINHOS
.
É a tribo em que os "membros" vivem em função da moda. Normalmente, para fazer parte dessa tribo, é necessário ter uma boa condição financeira (ou criatividade), pois os acessórios e roupas não custam muito barato.
São considerados exageradamente arrumados pela forma combinada de se vestir, com o objetivo de chamar a atenção em lugares como festas, casas noturnas, etc. Podem ser considerados esnobes e falsos. O estilo música que caracteriza uma Paty ou um Mauricinho é o Pop. Suas atividades diárias são geralmente estudo, shopping, academia, clubes, festas ou eventos.
.
EMOS
.
Adolescentes que andam com roupas despojadas, os meninos preferem camisas ajustadas ao corpo, diversos acessórios (colares de dadinhos e bolinhas, lacinhos no cabelo para as meninas, munhequeiras coloridas, cinto de rebite), com os olhos bem pintados (inclusive meninos), com cabelos que podem ser de diversas cores, uma franja enorme que, normalmente, tampa um dos olhos, e o calçado quase sempre é um Converse.
Eles se auto-definem como um grupo de adolescentes carinhosos, sensíveis e sem preconceito algum. Pregam a liberdade sexual e, normalmente, são bissexuais. Na atitude, os Emos têm uma facilidade enorme para expressar seus sentimentos, costumam se abraçar, beijar publicamente sem medo da reação da sociedade, que muitas vezes é crítica.
Gostam de ouvir um estilo de música chamado Emocore, que mistura a batida do hardcore com letras românticas. Bandas nacionais com esse estilo são 4Fun, Fresno e NX Zero; enquanto as internacionais são Simple Plan, Good Charlotte, 30 Seconds to Mars e My Chemical Romance.
.
PUNKS
.
A partir do fim da década de 1970, o conceito de cultura punk adquiriu novo sentido com a expressão Movimento Punk, que passou a ser usada para definir sua transformação em tribo urbana. Originalmente o punk surge por volta de 1975 como uma manifestação cultural juvenil semelhante aos da década de 1950 e 1960: era caracterizado quase que totalmente por um estilo baseado em música, moda e comportamento.
Na música, a maior influência desse grupo é o estilo Punk Rock, que surge primeiro nos Estados Unidos com a banda The Ramones por volta de 1974 e é caracterizada por um revivalismo da cultura rock n’ roll (músicas curtas, simples e dançantes).
Já na moda, o estilo Punk pode ser reconhecido pela combinação de várias roupas e acessórios típicos (alfinetes, correntes, brincos, lenços à mostra no bolso traseiro da calça, calças jeans rasgadas, calças pretas justas, jaquetas de couro com rebites e mensagens inscritas nas costas) os calçados variam entre coturnos e tênis Converse, normalmente com corte de cabelo moicano ou apresentando os cabelos espetados por inteiro. Podem apresentar uma aparência desleixada ("artesanalmente" adaptada).
Muitos dos Punks têm idéias apartidárias. Em geral, sustentam valores como anti-machismo, anti-homofobismo, anti-fascismo, amor livre, anti-lideranças, liberdade individual, autodidatismo, etc.
.
GÓTICOS
O estilo gótico surgiu na cena pós-punk dos anos 80 com bandas como Joy Division, The Sisters of Mercy, The Cure, entre outras. Durante a Idade Média, a invasão de povos bárbaros influenciou a arte européia com imagens de monstros como as gárgulas e os vampiros, por exemplo. Daí os góticos tiraram o gosto pelo sinistro e uniram ao ideal romântico de viver a vida – o sofrimento por amor, o interesse pelo além, etc.
A subcultura gótica abrange um estilo de vida, estando a ela associados, principalmente, gostos musicais dos anos 80, estética com maquiagem e penteados alternativos e uma certa "bagagem" filosófica.
Eles curtem músicas melancólicas, poesias com assuntos mórbidos, roupas escuras e maquiagem bastante carregada. Adotam uma estética andrógena, teatral e obscura para representar seu verdadeiro sentimento: um apego ao nada, uma falta de esperanças, algo do tipo "cansei, sabe?", não é uma situação de depressão, é apenas um descaso, um luto pela situação da humanidade. Em geral, são pessoas bem interessadas por arte e cultura.
Ah! E gostam de se divertir em cemitérios.
.
PLOCS
.
Esse é o grupo que "exala" infância. São as pessoas que usam acessórios e roupas coloridos e de estilo infantil, além de muitas vezes terem vários brinquedos (Hello Kitty, Meninas Superpoderosas, Piu piu, entre outros). Estilo musical é o Pop. E aparentam ser um tanto sem personalidade.
.
GEEKS
.
Geek é uma "gíria" que define pessoas peculiares ou excêntricas, obcecadas com tecnologia, eletrônica, jogos eletrônicos ou de tabuleiro etc. Basicamente, os Geeks são uma nova geração de Nerds, só que mais descolados.
Um Nerd possui inteligência e capacidade mental natos, acima da media. É sociável, mas muito tímidos para popularidade.
Um Geek pode ser tão inteligente quanto um Nerd, porém, em alguns casos, essa é uma condição adquirida, pois a paixão pelo conhecimento e a avidez pela aprendizagem fazem com que geeks tornem-se especialistas em suas respectivas áreas tecnológicas. Curtem ficção científica tanto nos filmes, quanto em livros e jogos. São populares em seus núcleos sociais e por serem exímios articuladores políticos, dominam muitas rodas de debate.
.
Como o texto já está enorme é melhor ficar por aqui... Mas ressaltando que existem ainda vários outros grupos: Skinheads, Metaleiros (Headbanger), Clubbers, Skatistas, Surfistas, Playboys, etc.

11 comentários:

Katie Dantés disse...

fiquei em dúvida.. confundia emo com góticos... mas ainda não me encontrei.. talvez mistura de ploc, geek, emo (amo nxzero, fazer o q?) bjs

Filipe Veras disse...

Bom texto...
mas acho que poderia ser mais empolgante se tratado em um contexto.

The Chaos King disse...

Ahhhhhhhhhh...

Faltaram alguns dos mais comuns, Karina linda!!! Mas assim tah ótimo!

Apesar do etc, deixe-me acrescer de outros muito comuns: Esportistas (basqueteiros, boleiros), Festeiros (forrozeiros, axezeiros), Seres das Trevas (grunges, maggots - inclusive a variante EMOGGOT!), Ativistas Plays (Playssons), Psychos (Ex-Namoradas, carinha q persegue), Pagodeiros, Rappers, Ociosos (Trutas, Vagais, Vileiros), Almas perdidas (gamers, tibianos, RPGistas), Kawaiis (Otakus, Otakas e Lolicons) e a raça mais maldita: Posers (que podem copiar e/ou se transferir com facilidade entre os seres supracitados!)!
UHAuhauhuhuahuahauhuahuhauha...
Imagine as subclasses criadas pela combinação igual ao lendário "Forrozeiro Playboy Cearense" ou o "Surfista de Trem"?!
É a Lei de Murphy, velho, o ruim sempre piora!
UHaauhauhahuauhuhauhauhahuahua...

PS: É verdade que pode uma criatura pertencer a mais de uma, duas três classes, mas se deve sempre observar o momento e encaixá-lo na mais prevalente! Qualquer dúvida sobre uma delas, é só me mandar um scrap! Beijos!

Filipe Veras disse...

Eu voto para que o texto seja editado, colocando um amigo teu em cada categoria, se existir um que se encaixe nela...
Vai ficar muuuuuuuuuuuuuito mais engraçado!

Unknown disse...

A idéia do Filipe não deixa de ser boa... mas se levada na sacanagem, só pra avacalhar xD
Acho que os patys e mauricinhos frescos não estudam, na verdade eles vivem pra se exibir com coisas que muitas vezes fizeram uma dívida enorme pra obter (na sociedade brasileira a maioria dos ricos é decadente financeiro), os emos... bem "eu não gosto róóótuloooos" =D
Prefiro nem comentar pq eles são tão enfatizados atualmente que eu não suporto mais, prefiria falar de pagodeiros manés que sofrem de dor de cotovelos com larararás e lerererês! ;D
Ploc pra mim é outra coisa. Pelo menos aqui em Belém ploc é garota pirirguete. Aquelas das calças beeem justas, de tops curtíssimos, piercings lustres balançando loucamente no umbigo, que mexem com garotos, homens, o que passar na frente delas e riem escandalosamente.
Tem muitos outros tipos, tribos urbanas. Podias fazer a versão dois do post.
beeeeajo!!!!

Unknown disse...

piriguete*

Filipe Veras disse...

achei melhor ainda a idéia da amanda!

Mudo meu voto pra "versão 2 do post"

Anônimo disse...

Who knows where to download XRumer 5.0 Palladium?
Help, please. All recommend this program to effectively advertise on the Internet, this is the best program!

Unknown disse...

NOSSA ACHEI O MÁXIMO ESTE BLOG, ONDE A GENTE SE INTERAGE COM INFORMAÇÕES SIMPLES,MAS COM GRANDE CONTEÚDO.
PARABÉNS!!!!!

Anônimo disse...

Did you know that USA and Europe blocked Wikileaks? What do you think about it?
By the way, anybody home?!

Anônimo disse...

Видео ютуб улётное http://youtu.be/knL93B57iiI
Прикольное видео секс http://youtu.be/X2sdWXysJIc
[youtube]knL93B57iiI[/youtube]
[youtube]X2sdWXysJIc[/youtube]
video youtube http://www.youtube.com/user/aeytovaresch/
Вот ещё прикольное Видео
http://www.youtube.com/watch?v=AHF_mD3HDHo

video Видео аниме ролики