domingo, 7 de setembro de 2008

Post nº 131: Um pouco de E.R. toda semana

Quem nunca ouviu falar do seriado médico E.R. (Emergency Room)??? Não tenho certeza se ainda passa nas madrugadas da Globo, mas quando conheci esse programa ele era transmitido por essa emissora com o nome de Plantão Médico.
.
.
Pois bem, desde que entrei na Liga do Trauma, ando percebendo que minha vida anda tendo, pelo menos uma vez por semana, um pouco do estilo E.R. Não exatamente que eu banque A médica que sai desembestada para uma sala de cirurgia, que salva várias vidas numa só madrugada, etc... até por que ainda sou acadêmica e só estou no segundo ano do curso.
Mas como tenho que pagar um plantão semanal, sempre acabo vendo muitas histórias "interessantes"... algumas que possam ser difíceis de se acreditar... e algumas até lastimáveis.
.
1) Situação Cômica
Apenas um paciente acabara de chegar na Unidade de Trauma. Rapaz, por volta dos 25 anos, acidente de motocicleta.
Eu e a minha parceira de plantão estávamos conversando com um dos médicos plantonistas e, de repente, gritos desesperados:
- NÃÃÃÃÃOOOOO.... AHHHHHH!!! ISSO DÓI DEMAIS!!!
PELO AMOR DE DEUS... AAAAHHHHHH...
AAAHHHHHH... buáááá... AAHHHHHH... AAAIII!!!
Os gritos estavão tãããão altos, que eu e a Raka (minha parceira) fomos conferir o que estava acontecendo. A questão era que o cara tinha se ralado todo, e nessas situações deve ser feita a limpeza de todas as escoriações. O rapaz gritava parecia que iam matá-lo, sei lá.
Ele ainda tinha dois cortes que necessitariam de sutura. Nooooossa, e como o cara gritava... mesmo anestesiado, ele fazia o maior drama. Chamaram a namorada do rapaz para ver se ela o acalmava... Acho que o pior de tudo era ele ser lutador de Jiu-Jitsu.
Imagine a cena de tamanho marmanjão, todo bombado, gritando e chorando MAIS QUE MULHER!!! DETALHE: a namorada dele estava MUUUUITO envergonhada.
.
2) Situação Nojenta e... Inusitada?!
Ontem (sábado), chega um rapaz, na faixa dos 14 anos... bem novinho mesmo! Ele tinha um corte na cabeça, mas que havia ocorrido 1 semana atrás.
Ai, você pensa: "Nossa, mas ele só foi no Pronto-Socorro esse tempão depois?!"
Na verdade, ele foi lá tirar as larvas que nasceram dentro da ferida. E ai, nojo?! HEHEHEHE
Tipo, ele deixou a ferida exposta, uma mosca sentou nela e colocou ovos lá. Ai, deu nisso (obs: Isso se chama Miíase). Então, lá fui eu e Raka tirar bichinhos nojentos de dentro da cabeça do menino. Aff ¬¬
.
3) Situação Lamentável
Novamente um rapaz... dessa vez com uns 19 ou 20 anos e supertranqüilo. Apresentava um corte que atravessava toda a palma da mão, em sentido vertical, e ainda cortou entre dedos, pegando um pouco o dorso da mão também.
O lamentável era QUEM tinha causado o corte... O rapaz se intrometeu numa briga entre os pais dele... O PAI com muita raiva, acabou agredindo o filho e foi quem causou o corte, que necessitou de 22 pontos para "ser fechado".
.
.
Bem, esses foram só alguns exemplos. As situações são as mais diversas possíveis... é muuuito mais comum do que se imaginar ver homem chorando, ou desesperado só por que vai tomar uma injeçãozinha... Um dia desses, um médico veio e me disse que "homem não foi feito para sentir dor". Ai, fala sério... depois mulher é o "sexo frágil". HEHEHEHE
Infelizmente, também é comum aparecerem mulheres espancadas pelos namorados ou maridos. Tem as situações com bêbados que ou podem ser cômicas ou podem ser superchatas, pois gente embriagada, normalmente, é muito chata de tratar. Gente toda quebrada, isso definitivamente é mais que normal... É gente esfaqueada, ou que pegou paulada, que se acidentou no trânsito, que cortou o pescoço em linha de papagaio (pipa), que foi ferroado por arraia numa manhã de domingo, foi mordido por cachorro...
aaahhh(Suspiro!) Como adoro medicina... x)

5 comentários:

The Chaos King disse...

HUAuhahuuauhahauuh...
A Raquel me contou desse dia do lutador chorão! Contou q o médico plantonista até queria pegar a namorada dele!
Ah, e nós homens somos menos adaptados à dor, viu?! Nossa pele possui menos inervação que a de vcs, por isso só sentimos dor quando a lesão é profunda!
E também adorava a paródia do Casseta & Planeta: PILANTRÃO MÉDICO!
UHAhuhuuhauhauhuhauhhuahuau....
Beijos!

Unknown disse...

Geralmente homem muito machudo quando se quebra vira maricas! ahauiahiauh Queria ter visto a cena!
Mas nada de bichinhos nojentos! Bleeeh! ainda bem que percebi que medicina não era o meu destino! Odeio curativos! ;D
O concreto e os estiletes de maquete são beeem melhores! =*
Gostaste da lista? ahuiahaiuaha
beeesos

Unknown disse...

Nossa quantas emoções diferentes que vivencia heim? Que bom que gosta do que faz, isso é omais importante em nossa vida.
beijocas carinhosas

Anônimo disse...

ei.. quase vomitei c/ a miíase.. sou 100% fresca MESMO... q nojo.. sabia q foi meio por tdas essas larvas q desisti de infecto..argh..
amei o post

O Poeta disse...

Nossa!!! Muito interessante essa vida de "médica".
Enquanto estava lendo seu texto lembrei de um seriado que passa no SBT.(NÃO LEMBRO O NOME..RS)
É muito boa essa sua experiência, mas não vá se tornar mais uma insensível...porque acredito que "os médicos" em geral em vezes de se humanizar se tornam insensíveis....rs

BjãO

Bom Texto!

xD