segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Post nº 83: Objetivos!

Todos somos diferentes uns dos outros. Contudo, existem características que são universais a todos os seres humanos... pelo menos é isso que acho! Todos temos o instinto de sobrevivência, somos egoístas de certa forma*, e sempre possuímos, no mínimo, um objetivo na vida. Sendo esta característica em particular que abordarei aqui.
..................................................................................

PS: explicação para o asterisco (*)
Sempre existe alguém que julga não ser egoísta, coisa da qual discordo. Está na nossa essência esse defeito. Claro, existem os que são mais egoístas e os que são menos. Mas mesmo um bebê, que ainda não tem entendimento nenhum da vida e de tudo ao seu redor, chora, grita, esperneia quando algo que lhe pertence é tomado, como uma chupeta e/ou um brinquedo. Ela cuida do que é dela, praticando, mesmo que inocentemente, o egoismo.

..................................................................................

Pois bem, retomando o texto... Dias atrás, visitando o blog de um colega, li um texto que me mostrou o quanto ele está confuso com sua vida no momento. Dias depois, o meu melhor amigo, que já no final dessa semana estará retornando para AMAN, veio me visitar e estava muito triste por ter que voltar para "luta". Conversa vai, conversa vem, ele demonstrou o quanto acha injusto existirem maiores dificuldades na tentativa de alcançar o objetivo para algumas pessoas, enquanto outras têm de batalhar menos para ter o "sonho realizado".

1º caso: no texto do colega mencionado, ele expressava a idéia de NÃO ter objetivo algum atualmente. Coisa da qual discordo! Sempre temos alguma meta para cumprirmos... simples ou grandiosa, não importa... sempre temos! Se você acorda pensando... sei lá... "hoje tenho que dar uma passada na casa de fulana." Pronto! Ai está uma meta que foi lançada para esse dia. Se já no último ano do Ensino Médio você decide que quer ser um biólogo, ou um astronauta, ou um historiador, seja o que for, você criou um objetivo que será mais trabalhoso e não será realizado em 2 ou 3 dias, mas após anos.
Contudo, e se esse objetivo do futuro um pouco distante deixar de ser uma meta antes de alcançá-lo??? E se quando eu desisti dele já havia percorrido um bom caminho para alcançar ESSE objetivo??? É, realmente é cruel... escolhas nuncam serão fáceis. Mas a vida não acaba se você deixar de buscar o "primeiro" objetivo... cria-se um novo, e a vida continua.

2º caso: como mencionado na explicação acima, existem as metas simples e as grandiosas. As simples, normalmente, são fáceis de serem conquistadas, enquanto as grandiosas exigem um pouco mais de esforço. Mas não é só isso: pessoas que têm gana de crescer, possuem uma certa ambição na vida, costumam escolher objetivos que naturalmente têm caminhos mais difíceis para serem alcançados. Logo, não há injustiças como meu amigo acredita, pois cada um é livre para escolher o seu caminho.

Eu tenho os pedregulhos para enfrentar diariamente, afim de conquistar meus objetivos grandiosos; e também sigo por caminhos tranqüilos, às vezes. E você? Concorda ou discorda do meu pensamento? Possue muitas pedras em seu caminho? rsrsrsrsrs xD

3 comentários:

Katie Dantés disse...

é..concordo...e tenho a síndrome das metas...p/ tudo eu traço objetivos, metas, prazos...td dia eu planejo um pouco, e isso é bom, segundo minha mãe (psicóloga) tenho uma vontade de me controlar e controlar td a minha volta....acho isso louco, mas absolutamente humano..bjs

Unknown disse...

Alguns objetivos são tão importantes mas ao mesmo tempo tão inalcançáveis que até dá no saco!
Bom carnaval p ti.
;*

FB - Consultoria em Informática (MCDST) disse...

O melhor de se trabalhar com metas é quando você bota na cabeça que você TEM que alcançar aquilo que planejou. E é bom de vez em quando lembrar do que foi traçado para verificar se realmente está no caminho certo... Em 2008 tenho duas metas, uma já se concretizou. A outra está um pouco mais difícil, mas quem sabe eu chego lá com sua ajuda... Tenha um ótimo carnaval.